Papel

Exemplo: Dar preferência ao uso de mensagens eletrônicas (e-mail) na comunicação, evitando o uso de papel.

12 Comentários

12 opiniões sobre “Papel

  1. Iracy Rennó

    No meu setor, precisamos imprimir determinados arquivos (referentes a diárias e passagens), pois os órgãos de controle exigem. Como devo proceder?

    • Nesse caso, não podemos deixar de atender às exigências dos órgãos de controle. Existem algumas situações, como esta, em que a economia de papel não é viável. Portanto, devemos compensá-las pensando sempre na real necessidade de impressão de qualquer documento. Quando a impressão realmente se faz necessária, é importante pensar na viabilidade de imprimir frente e verso sempre que possível.

  2. Leonardo Manso

    Tenho uma sugestão quanto aos contracheques: o servidor pode optar por não receber o contracheque, consultando-o pelo Siapenet.

    Para isso, basta entrar no Siapenet, Módulo Servidor, fazer o login com sua identificação única, usuário e senha, clicar na opção Dados Financeiros, Opção de Emissão do Contracheque e marcar SIM para cancelar a emissão.

    Alguns servidores aqui na reitoria já optaram por isso. É mais econômico e você pode consultar o contracheque logo após o cálculo da folha de pagamento. O arquivo em pdf pode ser armazenado em seu computador.

    Indo mais além, diversas contas (telefone, luz, faturas de cartões de crédito) também podem ser consultadas e pagas eletronicamente. Utilizando-se o internet banking, economiza-se papel (pois os comprovantes de pagamento também são arquivos, txt ou pdf) e, principalmente, tempo gasto nas agências bancárias.

    • Aloísia Hirata

      Leonardo, gostei demais, mas tenho uma sugestão sobre o contra cheque: Não poderia ser o contrário? Não emitir contra cheque pra ninguém e quem quiser solicita ou imprime, assim, com certeza a quantidade emitida seria mínima. Existe esta possibilidade?

      • Leonardo Manso

        Boa tarde Aloisia,

        Infelizmente, não é possível. A emissão do contracheque é de responsabilidade do Serpro. Saliento que, optando-se por não receber o contracheque, é possível armazenar o arquivo para consultá-lo sempre que precisar e, se for realmente necessário, imprimi-lo.

  3. Leonardo Manso

    Mais uma sugestão: notei que a maioria dos envelopes trocados pelos Câmpus e Reitoria do IFSULDEMINAS ficam detonados com a reutilização, com vários papéis colados, diversas informações escritas, envelopes abertos e às vezes até rasgados com desleixo.

    Ao invés de escrever à caneta nos envelopes, ou colar endereços impressos, é mais fácil grampear essas informações, em folhas impressas ou escritas a mão. A não ser que seja um documento sigiloso, não vejo problema em aumentar a vida útil dos envelopes, que podem ser lacrados com um ou dois grampos.

    • Guilherme

      Pessoal
      Poderíamos implantar no IFSULDEMINAS a cultura do envelope “vai e vem” que vem de encontro com essa sugestão do Leonardo.

  4. Aos discentes poderiam ser fornecidos pelo IFSULDEMINAS pendrives para arquivamento e compartilhamento de seus trabalhos e materiais de estudo. Com o oferecimento dos pendrives os docentes poderão disponibilizar materiais de estudo online (intranet), os discentes poderão utilizar os terminais disponíveis em cada Câmpus para visualizar os documentos ou mesmo em computadores pessoais. A medida diminuiria o número de impressos oferecidos pelos professores, pois o conteúdo extra estaria online.

  5. Para o uso do refeitório sugiro que sejam utilizadas catracas eletrônicas e que em vez de se utilizar tickets de papel sejam disponibilizados cartões de identificação com tarja magnética. Daí quando se quisesse comprar “créditos/tickets” bastaria se dirigir ao posto de venda e recarregar o cartão no valor desejado.
    O uso de catracas eletrônicas permitirá a emissão de dados para confecção de relatórios estatísticos sobre o atendimento no local.
    O cartão magnético de identificação poderá servir como carteira de estudante, além de identificação dos servidores.
    Quando fossem realizados eventos nos mais diversos espaços disponibilizados pelo IFSULDEMINAS, os integrantes da comunidade escolar, devidamente identificados através de um registro único em toda a abrangência do Instituto, poderão ter sua presença confirmada através de leitores de cartão acoplados em computadores; teria fim as listas de presença e algumas pastas para arquivo.

  6. Falando sobre “arquivos” acima, cabe anotar que existe tecnologia suficiente para que não mais sejam utilizados “impressos em caixas de aço”. Tem-se que, atentos à legislação, reciclar conceitos ultrapassados e promover ações quanto a este tema. O acúmulo de vias impressas é causa de grandes problemas (inclusive de saúde) para quem administra os trabalhos públicos.

  7. guilherme dos anjos

    Seria interessante colocar como padrão em todas as unidades do IFSULDEMINAS somente a compra de papel reciclado para as impressões, excessões à parte.

  8. Rogério Robs

    Sobre o uso de papel, deveríamos pensar em uma forma de digitalização dos procedimentos sendo esses documentos comprobatórios assinados digitalmente.
    A necessidade de uso de papel, pode ser sustentável com a aquisição de papeis reciclados, papeis brancos com a devida certificação ambiental.
    O controle e mensuração das impressões realizadas por setor, para que possamos minimizar as impressões indevidas e desperdiçadas como pode ser encontradas em praticamente todas as impressoras disponíveis.

Deixe um comentário

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.