Energia elétrica

5 Comentários

5 opiniões sobre “Energia elétrica

  1. Que ficasse combinado entre todos os servidores que pelo menos 2 horas ou mais por dia desligássemos as tomadas, pois ninguém ficará no escuro, principalmente nos prédios atuais da Reitoria e anexo, lembrar que não precisaríamos desligar todas as lâmpadas, lógico que precisa haver bom senso neste caso.

  2. NGL( Núcleo de Gerenciamento dos Laboratórios)

    Implantação do movimento TI Verde dentro do IFSULDEMINAS.

    Tecnologia da Informação Verde é um conceito que foi criado há alguns anos para mostrar a intenção das empresas que trabalham com TI em diminuir os impactos ambientais causados por elas, pode ser definido também como um conjunto de práticas que torna mais sustentável e menos prejudicial o uso da computação.
    Para que uma companhia adote este conceito, é preciso pensar grande e criar práticas capazes de fazer com que o uso da tecnologia não auxilie tanto nos danos à Terra.
    A redução do consumo de energia é uma ação prioritária do movimento da TI Verde.
    Para a situação citada acima existem algumas ações que contribuem para a redução de energia, como: racionalização e virtualização de servidores, configuração para economia de energia nos computadores e servidores, ajuste do ar-condicionado e do fluxo de ar dentro dos datacenters, aquisições de equipamentos com certificados ou ainda o aumento das transações feitas de forma eletrônica, não utilizando de nenhum documento impresso ou deslocamento entre as partes envolvidas, etc.
    Para a presente proposta de implementação iremos abordar a virtualização e a comunicação unificada que são práticas muito adotadas por grandes empresas:

    Virtualização

    A virtualização é um sistema que quando executado em um computador permite o funcionamento simulado de outros, conhecidos como máquinas virtuais. Isso facilita o aproveitamento da capacidade ociosa, principalmente processador e memória, de cada um dos equipamentos existentes.
    Normalmente, para cada hardware existe um sistema operacional que funciona em conjunto. Para o usuário, o computador é uma visão fornecida pelo sistema operacional em execução no equipamento. No caso das máquinas virtuais são múltiplas visões, o sistema de virtualização permite que vários sistemas operacionais sejam executados num mesmo computador físico, criando a impressão que são vários equipamentos, quando, na verdade, há só um.
    A virtualização facilita o aproveitamento da capacidade ociosa, principalmente processador e memória, de cada um dos equipamentos existentes, além de ter como resultado principal a economia significativa no consumo de energia elétrica e na dissipação de calor no ambiente, tornando real o investimento da empresa em TI Verde.
    A opção pelas máquinas virtuais está fundamentada no consumo de energia desses equipamentos, que é 10% do consumo de um computador normal, e ainda gera economia de espaço e mais conforto ao usuário, porque o ambiente fica mais limpo.
    A isso soma a redução do calor dissipado no ambiente, pois, a máquina virtual conta apenas com um adaptador de corrente – dispensando o uso de fonte de energia – reduz significativamente a necessidade de ar condicionado. Um PC, por exemplo, chega a 80ºC, enquanto os equipamentos que serão utilizados não atingem os 20ºC.
    Em comparação aos sistemas convencionais, o fato de terem baixo custo de propriedade, não quebrarem, pois não têm peças móveis nem HD, e dispensarem manutenção e suporte. Além disso, esses equipamentos são de rápida implementação e possibilitam gerenciamento centralizado, com consequente redução de custo de manutenção.
    Comunicação Unificada:

    Comunicações unificadas são as integrações de serviços de comunicação real-time, tais como mensagens instantâneas (chat), informações de presença, telefonia (incluindo telefonia IP), vídeo-conferência, controle de chamadas e reconhecimento de fala com os serviços de comunicação real-time, como unificado mensagens (integrados de voz, e-mail, SMS e fax).
    A Comunicação Unificada permite que as organizações consigam:
    • Maior capacidade de inovação;
    • Custos menores para maior competitividade;
    • Comunicação ágil e segura;
    • Presença em qualquer lugar e a qualquer hora;
    • Produtividade na busca de informações.
    Alguns Benefícios:
    • Conecta e dá poder as pessoas – Permite que as pessoas tomem decisões mais embasadas, apresentando informações críticas para os negócios, em um local central – Centro de Relatórios Compartilhados.
    Redução de custos por meio de infraestrutura e conteúdo centralizados – redução das despesas com viagens, deslocamentos e custos de telefonia.
    • Respostas rápidas às necessidades de mercado – simplifica atividades rotineiras como: aprovação de documentos, controle de problemas, busca e organização de informações, entre outras.
    • Recursos disponíveis de qualquer lugar – acesso aos recursos de comunicação a qualquer hora e de qualquer lugar.

    Proposta elaborada e enviada pelo Grupo NGL (Núcleo de Gerenciamento dos Laboratórios) do Curso de Ciência da Computação, localizado no Prédio da Informática do Campus Muzambinho, formado pelos membros:
    Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder;
    Jadeir de Andrade;
    Lucas da Trindade;
    Saymon Cristian Alves Oliveira

  3. Otávio Soares Paparidis

    Utilizar Lâmpadas Fluorescente Compactas (econômica) em locais que tenham a rede elétrica suficientemente estável. Visto que nessa condição elas consomem menos energia e possuem maior vida útil que as convencionais (incandescentes).

  4. Em alguns locais poderia ser utilizado sensores de presença.

  5. Sérgio Pedini

    Está em fase de regulamentação pela ANEEL (http://goo.gl/InTrR) a microgeração de energia elétrica, a qual se baseia na instalação de painéis solares ou minigeradores eólicos em residências para geração complementar de energia elétrica.
    A resolução permitirá que o cidadão continue a consumir a energia fornecida pela distribuidora, mas o medidor de sua casa também passa a contabilizar a potência gerada pelos seus painéis solares. Numa situação em que a casa de um consumidor chegue a gerar energia excedente, essa potência extra será enviada para o sistema integrado nacional, ou seja, o cidadão passará a “vender” energia. Quando isso ocorrer, o consumidor terá um tipo de crédito em sua conta, que será abatido no consumo dos meses seguintes. Esse crédito terá validade de 36 meses para ser descontado.
    Temos que nos preparar para isso, dimensionando e elaborando projetos de aquisição de equipamentos para esse fim. Bom para o ambiente e bom para a economia de recurso de custeio do IFSULDEMINAS.

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.