Qualidade de Vida no Trabalho

Objetivo traçado

Ações correspondentes

Formas de implementação

Promover o desenvolvimento das capacidades humanas dos servidores

Aproveitamento das habilidades/ formação acadêmica/ interesses dos servidores em setores compatíveis

Estimular a participação em cursos de qualificação e capacitação

Realizar um diagnóstico sobre a ambientação dos atuais servidores

Implantação de um plano de qualificação do servidor

Divulgar informações e promover ações que contribuam para a saúde e a segurança dos servidores

Acesso para pessoas com deficiência física

Aplicação da ergonomia nos ambientes de trabalho

Oficinas de ginástica laboral e outras atividades

Palestras e fôlderes informativos a respeito de hábitos alimentares, prática de atividades físicas e prevenção de doenças em datas comemorativas (ex. palestra sobre saúde da mulher no dia Internacional da Mulher, ou sobre tabagismo no Dia Mundial de Combate ao Tabagismo etc.)

Diagnóstico e construção de rampas e/ou outros acessos

Adaptação de equipamentos e mobiliário ao servidor

Elaboração de propostas de parceria com secretarias municipais de saúde e universidades com cursos na área da saúde para viabilizar palestrantes e fôlderes de campanhas epidemiológicas

Promover a integração social entre os servidores

Organizar a recepção de novos servidores

Promover a facilitação dos relacionamentos interpessoais no ambiente de trabalho

Elaboração de um minicurso de apresentação do IFSULDEMINAS

Confraternização mensal para comemoração dos aniversários do mês e/ou outras datas comemorativas

Reunião periódica, em cada setor, com a presença do gestor, para conversa coletiva sobre aspectos positivos bem como dificuldades/insatisfações relacionadas ao trabalho e aos relacionamentos interpessoais no ambiente de trabalho

3 Comentários

3 opiniões sobre “Qualidade de Vida no Trabalho

  1. Rogério Robs

    Prezados, com o objetivo de colaborar com as ações sustentáveis segue uma ação que acretito ser de muita importância a ser difundido no IFSULDEMINAS, que é o uso do fone@rnp.
    Não sei muito bem em que tipo de ação sustentável isso pode ser difinido, porém trata-se de uma tecnologia que no mínimo poderá reduzir consideravelmente o gastos com telefonia convencional.
    Acredito que toda a redução de consumo é uma ação sustentável por isso defendo o uso de tal recurso e compartilho com os demais para fomentarem o mesmo. Segue email enviado sobre a utilização do fone@rnp.
    CARTILHA EXPLICATIVA
    fone@rnp é o nome do serviço que permite o encaminhamento de chamadas telefônicas através da internet. É um serviço notoriamente conhecido pelo seu potencial de economia nas ligações interurbanas.

    No final de 2012, os servidores Marcio Prado e Ricardo Araújo, a pedido da Direção de TI (Fábio Corsini), foram à Brasília.Está viagem foi para trazer, inicialmente, tal tecnologia para a Reitoria e em seguida implantá-la nos demais Câmpus deste Instituto.

    Hoje dia 24/04/2013 a implantação deste serviço foi finalizada aqui na Reitoria, sendo possível assim, fazer ligações para certas
    Instituições utilizando a internet.

    Como funciona?

    O fone@RNP é independente da telefonia convencional, os dois serviços funcionam em paralelo.
    A TI sugere que: antes de realizar uma ligação utilizando a telefonia convencional os usuários
    tentem utilizar o fone@RNP.

    Este se serviço está disponível por exemplo para as principais capitais: Belo Horizonte, São Paulo,
    Rio de Janeiro e a capital federal.

    Como utilizar?

    Para realizar as ligações utilizando o fone@RNP basta digitar o dígito 7 e em seguida o restante do
    número 0 + código de área + número telefone.

    Por exemplo: 7+061-3204-7337 (ECONOTEL – Brasília)

    Para realizar ligações utilizando a telefonia convencional continua da mesma forma.

    Por exemplo: 0+03161-3204-7337 (ECONOTEL – Brasília)

    Para maiores esclarecimentos basta entrar em contato comigo ou com
    o Ricardo Araújo (35) 3449-6177.

    abraços.

  2. Que seja criado sistema informatizado de pesquisas de clima organizacional. O sistema permitirá questionar e coletar informações que auxiliaria cada gestor de RH a fim de “promover o desenvolvimento das capacidades humanas dos servidores” através da elaboração de políticas atualizadas periodicamente.

  3. Achei muito bom, só assim os servidores poderão se expressar de maneira expontânea e auxiliar na melhoria da qualidade de vida no ambiente de trabalho. Mais isto tem que ser colocado em prática !

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