Objetivo traçado |
Ações correspondentes |
Formas de implementação |
Promover o desenvolvimento das capacidades humanas dos servidores |
• Aproveitamento das habilidades/ formação acadêmica/ interesses dos servidores em setores compatíveis • Estimular a participação em cursos de qualificação e capacitação |
• Realizar um diagnóstico sobre a ambientação dos atuais servidores • Implantação de um plano de qualificação do servidor |
Divulgar informações e promover ações que contribuam para a saúde e a segurança dos servidores |
• Acesso para pessoas com deficiência física • Aplicação da ergonomia nos ambientes de trabalho • Oficinas de ginástica laboral e outras atividades • Palestras e fôlderes informativos a respeito de hábitos alimentares, prática de atividades físicas e prevenção de doenças em datas comemorativas (ex. palestra sobre saúde da mulher no dia Internacional da Mulher, ou sobre tabagismo no Dia Mundial de Combate ao Tabagismo etc.) |
• Diagnóstico e construção de rampas e/ou outros acessos • Adaptação de equipamentos e mobiliário ao servidor • Elaboração de propostas de parceria com secretarias municipais de saúde e universidades com cursos na área da saúde para viabilizar palestrantes e fôlderes de campanhas epidemiológicas
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Promover a integração social entre os servidores |
• Organizar a recepção de novos servidores • Promover a facilitação dos relacionamentos interpessoais no ambiente de trabalho |
• Elaboração de um minicurso de apresentação do IFSULDEMINAS • Confraternização mensal para comemoração dos aniversários do mês e/ou outras datas comemorativas • Reunião periódica, em cada setor, com a presença do gestor, para conversa coletiva sobre aspectos positivos bem como dificuldades/insatisfações relacionadas ao trabalho e aos relacionamentos interpessoais no ambiente de trabalho |
Prezados, com o objetivo de colaborar com as ações sustentáveis segue uma ação que acretito ser de muita importância a ser difundido no IFSULDEMINAS, que é o uso do fone@rnp.
Não sei muito bem em que tipo de ação sustentável isso pode ser difinido, porém trata-se de uma tecnologia que no mínimo poderá reduzir consideravelmente o gastos com telefonia convencional.
Acredito que toda a redução de consumo é uma ação sustentável por isso defendo o uso de tal recurso e compartilho com os demais para fomentarem o mesmo. Segue email enviado sobre a utilização do fone@rnp.
CARTILHA EXPLICATIVA
fone@rnp é o nome do serviço que permite o encaminhamento de chamadas telefônicas através da internet. É um serviço notoriamente conhecido pelo seu potencial de economia nas ligações interurbanas.
No final de 2012, os servidores Marcio Prado e Ricardo Araújo, a pedido da Direção de TI (Fábio Corsini), foram à Brasília.Está viagem foi para trazer, inicialmente, tal tecnologia para a Reitoria e em seguida implantá-la nos demais Câmpus deste Instituto.
Hoje dia 24/04/2013 a implantação deste serviço foi finalizada aqui na Reitoria, sendo possível assim, fazer ligações para certas
Instituições utilizando a internet.
Como funciona?
O fone@RNP é independente da telefonia convencional, os dois serviços funcionam em paralelo.
A TI sugere que: antes de realizar uma ligação utilizando a telefonia convencional os usuários
tentem utilizar o fone@RNP.
Este se serviço está disponível por exemplo para as principais capitais: Belo Horizonte, São Paulo,
Rio de Janeiro e a capital federal.
Como utilizar?
Para realizar as ligações utilizando o fone@RNP basta digitar o dígito 7 e em seguida o restante do
número 0 + código de área + número telefone.
Por exemplo: 7+061-3204-7337 (ECONOTEL – Brasília)
Para realizar ligações utilizando a telefonia convencional continua da mesma forma.
Por exemplo: 0+03161-3204-7337 (ECONOTEL – Brasília)
Para maiores esclarecimentos basta entrar em contato comigo ou com
o Ricardo Araújo (35) 3449-6177.
abraços.
Que seja criado sistema informatizado de pesquisas de clima organizacional. O sistema permitirá questionar e coletar informações que auxiliaria cada gestor de RH a fim de “promover o desenvolvimento das capacidades humanas dos servidores” através da elaboração de políticas atualizadas periodicamente.
Achei muito bom, só assim os servidores poderão se expressar de maneira expontânea e auxiliar na melhoria da qualidade de vida no ambiente de trabalho. Mais isto tem que ser colocado em prática !